A análise de dados para o negócio, chamada Business Intelligence, é o processo pelo qual as empresas utilizam estratégias e tecnologias para analisar informações atuais e históricas, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisões estratégicas e proporcionar vantagem competitiva.
Trata-se de uma abordagem abrangente, que se refere às ferramentas, processos e infraestrutura usados pelas empresas, para identificar, analisar e acessar as principais informações de negócios.
O Business Intelligence é utilizado com fontes de dados, internos e externos, a fim de coletar informações como inteligência competitiva, para obter mais oportunidades.
Comportamento do consumidor, tendências de mercado, impressões internas sobre pontos fortes e fracos das estratégias da operação, gestão de vendas, entre outras, são os processos que elevam os resultados, por meio dos dados.
Não à toa, essa área cresce cada vez mais no mundo do varejo, um dos mercados mais competitivos. Segundo o estudo da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu por volta de 19 bilhões de dólares no último ano e a expectativa para o futuro é que o crescimento do BI vai acelerar, à medida que as empresas adotarem a transformação digital.
Ao redor do mundo, muitas empresas começaram a aderir esta ferramenta para otimizar a operação e melhorar os resultados. O Walmart, segundo maior varejista do planeta, adotou a inteligência de dados para impulsionar seus negócios e aumentar os resultados em 2021.
Aqui no Brasil, outras indústrias do varejo também seguem este caminho. A empresa Assaí investiu em Business Intelligence para expandir sua rede de supermercados pelo país, padronizando e automatizando a organização de informações de suas lojas.
Ou seja, o BI é, portanto, uma chave para acelerar e levar mais inteligência para os negócios, com muito mais eficiência do que os sistemas analíticos tradicionais. Veja como funciona.
Como funciona a análise de dados
A análise de dados fornece informações acionáveis para os tomadores de decisão das empresas. Ele é utilizado como base para a tomada de decisões estratégicas, eliminando o máximo possível de suposições e intuições do processo de tomada de decisão.
As fontes usadas na análise de dados incluem sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), informações da cadeia de suprimentos, painéis de desempenho de vendas, análises de marketing, resultados de vendas e gerenciamento de categorias, entre outras diretrizes essenciais no varejo.
Os aplicativos e softwares ajudam as empresas a reunir todas essas fontes em uma única visão unificada, fornecendo relatórios, painéis e análises em tempo real, utilizando métricas para acompanhar os resultados dos negócios. Veja algumas etapas:
- Coleta de dados
A coleta de dados consiste em informações que possibilitam mensurar a produtividade do time comercial e a efetividade das estratégias aplicadas, como a definição das etapas da jornada de compra.
- Análise
Estruturar os dados coletados é essencial para facilitar a interpretação das informações. No entanto, essa tarefa torna o procedimento mais seguro e confiável e racionaliza ao máximo seu processo de tomada de decisões.
- Monitoramento
Esta etapa consiste em utilizar as interpretações geradas nas anteriores para adaptar o planejamento estratégico, tornando as operações mais assertivas, apresentando resultados para o gestor e demais colaboradores.
A partir de dashboards interativos, torna-se mais fácil entender o que deve ser alterado na operação e nos pontos de venda, visando melhorias para adequar a estratégia e gestão de vendas e trazendo mais vantagens para o negócio.
Vantagens em ter uma consultoria de BI para o varejo
O BI oferece diversos benefícios para o crescimento de empresas do varejo, disponibilizando informações de padrões e comportamento do consumidor, identificando quais produtos estão vendendo mais e como gerenciar a categoria e as vendas.
Integrar diversas fontes de dados para tomada de decisão mais assertiva traz mais vantagens, como:
- Insights de negócios acionáveis.
- Rastreamento de vendas quase em tempo real.
- Análise competitiva.
- Identificação de tendências de mercado.
- Maior eficiência operacional.
- Aumento da receita.
- Diretrizes para um melhor Gerenciamento de Categorias (GC).
- Definição de pilares, como preço, planograma, ponto extra, PDV, entre outros.
- Desenvolvimento de guias e materiais de apoio.
- Coleta, tratamento e transformação dos dados.
Com todos esses recursos, as pequenas e grandes empresas varejistas podem impulsionar o crescimento do empreendimento, com mais inteligência, rapidez e solidez, além de prover mais tempo para os tomadores de decisão focarem em suas atividades de negócios.
Para usufruir de todos os benefícios do Business Intelligence e melhorar os resultados dos negócios, é essencial contar com especialistas e nós podemos ajudar você nessa missão.
A incube Metrics presta serviço de consultoria de varejo orientada aos processos das áreas de Business Intelligence (BI), Trade Marketing (Loja Perfeita) e Gerenciamento de Categorias.
Por meio de nossa expertise e conhecimento amplo da indústria do varejo, ajudamos empresas na análise de dados, detectando possíveis lacunas de desempenho e gerando insights relevantes e aplicáveis que podem ser medidos e acompanhados em tempo real.
Converse com um de nossos especialistas para tornar o seu processo comercial mais inteligente e lucrativo.